Blog dos alunos de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Taubaté - Unidade 2

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Calendário de Provas

Olá meninas e meninos, Bom dia!
Ontem, fomos informados pela coordenadora Odete, sobre o calendário de provas para o segundo bimestre.
Para quem perdeu a informação, aqui vão as datas e as respectivas disciplinas:
Dia 07/06 - Segunda-feira - Educação e Diversidade - Profª fernanda
Dia 08/06 - Terça-feira - Estrutura e Organização Escolar - Prof. Wanderlan
Dia 09/06 - Quarta-feira - Leitura e Produção de Texto - Profª Silvia
Dia 10/06 Quinta-feira - Tecnologias Aplicadas à Educação - Profª Marinês e
DPP - Profª Patrícia

AS MATÉRIAS DE PROVAS, ESTÃO SENDO PASSADAS PELOS PROFESSORES. CONSULTÁ-LOS EM CASO DE DÚVIDAS!


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Consultem o e-mail da sala.
Lá vocês encontrarão os modelos para compor os relatórios de Atividades Complementares e os endereços de contato com a Professora Marisa.

Valeu.
Até mais.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Objetos para o Relatório de Atividade Complementar

Objetos para o Relatório de Atividade Complementar


Olá, bom dia para todas(os).
Primeiramente quero manifestar aqui, meu contentamento com a viagem de ontem à SP. Apesar de pequenos contratempos (nada anormal), correu tudo muito bem. Pudemos agregar um pouco mais de conhecimento ao nosso “curriculum”, nos conhecer um pouco melhor e darmos boas risadas com as situações da viagem. Enfim, foi um dia muito proveitoso. Concordam?
Bem, estou postando alguns elementos relacionados com as visitadas de ontem (domingo), esperando que esse material ajude na elaboração do relatório que deveremos entregar no fim do mês. Não se trata de uma edição pessoal, são informações dos próprios sites da Pinacoteca e do Museu da Língua Portuguesa.
Aproveitem também para relembrar.



Pinacoteca do Estado de São Paulo

Estação Pinacoteca

A instalação Per gli ucelli, de Vera Chaves Barcellos , faz parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, é composta por 384 lâmpadas brancas e amarelas que acendem e apagam em ritmo alternado, 2500 taças de vidro, artesanalmente modificadas, e por uma base de vidro em formato octogonal.

A exposição Portinari na Coleção Castro Maya apresenta cerca de 60 obras do pintor Candido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira no século 20 e evidencia a relação de amizade entre ambos. Com curadoria de Anna Paola Baptista.

Exposição François Auguste Biard: o indígena e o olhar romântico, conta com cerca de 50 obras, entre pinturas, aquarelas e desenhos, realizadas entre 1820 e 1860, por François Biard (Lyon, 1798 – Les Plâteries, 1882) e por outros artistas viajantes.. A mostra também exibe gravuras de outros artistas e cientistas viajantes que documentaram os indígenas brasileiros pouco antes de Biard, como Jean-Baptiste Debret. Johann Moritz Rugendas, Maximilian zu Wied-Neuwied e Carl Von Martius.

A exposição Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, localizada no segundo andar do museu, foi especialmente elaborada para visitantes com deficiências visuais. É um projeto pioneiro realizado pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com o Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acervo do museu nos últimos cinco anos.

Parque da Luz abriga atualmente, cerca de 50 esculturas abertas à visitação pública. Uma seção importante do acervo da Pinacoteca do Estado, com obras de artistas como Lasar Segall, Victor Brecheret, Leon Ferrari, Amílcar de Castro, José Resende, Marcelo Nietsche e muitos outros.

Para visitar e relembrar:
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?mn=100&c=exposicoes&mod=&pg=2





Museu da Língua Portuguesa

O que falar desse museu..... Incrível! Fantástico! Extraordinário! Tudo de bom!
Como creio que nem todo mundo fez roteiro idêntico e teve as mesmas impressões, sugiro que revejam algumas imagens do museu apara organizar seu relatório, afinal, foram muitas informações e sensações ao longo da visita, que impossibilitam um parecer genérico.
Visitem o link abaixo:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/conheca_o_museu/atividades.htmle depois:
Confira a apresentação multimídia do
Museu da Língua Portuguesa.

Versão Português
Versão Inglês
Em seguida, clique na aba Projeto e, pronto! Comece a visitar por andar, e refaça seu roteiro.
Com certeza, vocês viram muito mais que isso. Mas como citei, são apenas alguns elementos de ajuda.
Espero que tenha sido útil.
Até mais.

sábado, 15 de maio de 2010

As origens da pedagogia

exta-feira, 14 de maio de 2010
As origens da Pedagogia.



Escola de Atenas

Olá para todas(os)!
Hojé, até mesmo por uma questão cronológica, estou postando um texto extraído do wikipedia, sobre as origens da pedagogia. Vale até como uma pequena introdução à estudos mais aprofundados sobre a história da educação ao longo do tempo. Falando nisso, postei também o link de um site muito interessante, que tem vasto material sobre o tema.


A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, proveniente de paidós (criança) e agogé (condução). No decorrer da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática próprias. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.
Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia


Parta saber mais:

www.pedagogia.com.br/historia.php
Postado por Eduardo Boné às 06:47 0 comentários
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Sinal dos Tempos


Postado por Eduardo Boné às 16:14 0 comentários
1º Post


Olá meninas e meninos!
Hoje, estamos inaugurando este "singelo" BLOG, com a intenção de fazer deste espaço, um lugar comum para podermos tirar nossas dúvidas, pesquisar, procurar orientação, comentar as aulas e sobre as ATPSs, postar nossa fotos juntos, vídeos interessantes, divulgar oportunidades, etc, etc.etc....
Por isso, conto com a ajuda de todas(os) vocês, para fazermos do Pedagogia 1, um sucesso.
Como citei, este será nosso espaço. Então, comecem a desengavetar suas ideias (sem acento) e a rascunhar novas, porque na segunda-feira, pretendo explicar o que imaginei, para tirar o melhor proveito do Blog. Mas conto com a ajuda de todas(os).
Então, até lá.

Eduardo