Blog dos alunos de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Taubaté - Unidade 2

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ESTÁGIO EM TREMEMBÉ 2011

Olá, pessoal

A prefeitura de Tremembé divulga edital para contratação de estagiários para 2011. Leiam o anexo.
Abraços,


Professora Fernanda




Prefeitura divulga edital para contratação de estagiários para 2011


A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tremembé realiza nos próximos dias 29 e 30 de Novembro e 1º de Dezembro as inscrições para o processo seletivo para estagiários.
Serão mais de cem vagas para Ensino Médio, Ensino Técnico ou Ensino Superior e as cargas horárias e os salários variam de 4h a 6h e R$ 300 e R$ 500, respectivamente.


Os interessados deverão comparecer das 9h às 16h na sede da Prefeitura de Tremembé, situada à rua Sete de Setembro nº 701 – Centro, munidos de RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade.


Os inscritos prestarão uma prova classificatória no dia 5 de Dezembro e a lista classificatória e gabaritos serão divulgados no dia 8 de Dezembro.


Mais informações pelo telefone (12) 3607.1009 
LEIA O EDITAL COMPLETO NO SITE DA PREFEITURA DE TREMEMBÉ : www.tremembe.sp.gov.br


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

VOLTANDO A SER CRIANÇA !

Olá para todos (as)!!


Hoje experimentei uma sensação estranha e ao mesmo tempo muito boa.
Enquanto pesquisava sobre os brinquedos de minha infância e adolescência, para separar material para o "Museu do Brinquedo", espaço da Turma de Pedagogia na Semana Científica da Anhanguera, fiz uma viagem involuntária no tempo. Mas não ofereci resistência, me deixei levar.
A cada redescoberta, reencontrava uma parte perdida de mim e aproveitava para revisitar as memórias daquele tempo, relembrar os rostos esquecidos, os sabores não mais provados, os sorrisos ainda singelos, os amigos que perderia pelo caminho, os amores que não cheguei a ter, os medos mais tenebrosos (aproveitei também para rir deles), os sonhos mais impossíveis (alguns se tornaram realidade) e, principalmente o prazer que sentia ao mergulhar num universo de fantasia, alegria e paz.
Infelizmente, tive que voltar à minha realidade de adulto.
Mas trouxe dessa pequena viagem, a mesma sensação de felicidade e paz de espírito, como se aquele momento fosse real.
Por isso recomendo: Volte a ser criança e a brincar. Mesmo que em pensamento. Mesmo que por um pequeno momento.
Aqui, um pouquinho da bagagem de minha "viagem":

O Telejogo foi um aparelho de videogame simples, consistia basicamente de traços que subiam ou desciam para rebater um quadrado (bola), o controle era feito através de um dial (como o sintonizador de rádio). No Brasil ele foi comercializado em 1977 pela Philco/ Ford.

AVIÃO DE CAÇA
“TOP GUN” - 1986

Barbie é uma boneca da fabricada pela empresa americana de brinquedos Mattel, Inc. e lançado em março de 1959. À empresária americana Ruth Handler,é creditada a criação da boneca, usando uma boneca alemã chamada Bild Lilli como sua inspiração. É a boneca mais vendida no mundo.

Cards Yu-Gi-Oh! é um jogo de cartas japonês colocináveis, desenvolvido e distribuido pela Konami. É baseado no jogo fictício de cartas chamado Monstros de Duelo , presente na série de mangás e animes Yu-Gi-Oh!, criada pelo artista japonês Kazuki Takahashi. O jogo começou a ser produzido em 2002, e hoje é jogado no mundo inteiro. O jogo possui algumas diferenças quanto ao fictício, pois este servia para se adequar ao enredo. Kazuki Takahashi começou a fazer as cartas em 1996.

O Futebol de Botão é um jogo simulado de futebol praticado com botões apropriados, que, de certa forma, representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta; é praticado como um "passatempo" e como esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominado "Futebol de Mesa" "Futebol de Botão". O futebol de botões foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt e o dia de seu aniversário, 14 de fevereiro, foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o "dia do botonista".

Pião é o nome dado em português aos vários tipos de brinquedo que consistem, na brincadeira clássica e antiga, em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido.
A origem do pião é incerta ainda que se tenha conhecimento de sua existência desde o ano 4000 a.C., já que foram encontrados alguns exemplares, elaborados com argila, nas margens do rio Eufrates. No Museu Britânico, é conservado o pião mais antigo do mundo, encontrado em Tebas e datado de 1250 a.C.

Mini Video Game De Mão 999 Jogos Em 1
Lançado no final dos anos 80 esse Mini Game portátil tem modelos em várias cores. Funcionam com duas pilhasAA.
Virou mania entre crianças e adultos. Apesar de anunciar 999 jogos, na verdade tinha pouco mais que 10. As fases de cada jogo é que se multiplicavam.,


O ato de pular corda é tão antigo que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Sabe-se apenas que é praticado em todos os cantos do mundo. Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução. E a brincadeira evoluiu tanto que existe até campeonato mundial de pular corda.

Playmobil (Pronuncia-se play-mo-Beel) É uma linha de brinquedos criados por Hans Beck e produzidos pelo Grupo Brandstätter e é de origem Alemã e começou a ser vendida no mundo em 1975. Os conjuntos Playmobil são pequenos bonecos temáticos feitos de plástico. Os bonequinhos Playmobil são especificamente destinados à crianças entre as idades de seis a doze.
A origem da boneca é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na Pré-História. Elas passaram a ser vistas como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidades. A boneca para a criança é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir, por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.


Brinquedos Musicais
CLARINETA HERING
Anos 70

Ver detalhes
Brinquedos de Madeira
Trenzinho ANOS 70

JOGO DE DARDOS


Os primeiros patins foram criados por volta de 1760 e eram constituídos por uma única linha de rodas. No século seguinte manteve-se o mesmo alinhamento das rodas. Em 1819, em Paris, M. Petitbled patenteou os primeiros patins, novamente utilizando três rodas em linha. O patinador em linha Scott Olson inspirou-se nos patins de lâmina (de gelo) e concebeu em 1966 através da Chicago Roller Skate Company skate um patim com quatro rodas em linha, no qual a primeira e última rodas estavam afastadas da bota. Os irmãos Olson adoptaram e adaptaram este modelo, e com ele causaram uma "revolução" no Mundo da patinacão.

Bichinho Virtual
O Tamagotchi é um brinquedo em que se cria um animal de estimação virtual. Nós precisávamos cuidar do animalzinho virtual como se fosse real, dando-lhe carinho virtual, comida virtual, banho virtual e cuidados virtuais.
O Ioiô é um dos brinquedos mais antigos que existe. A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa, sendo cogitados como prováveis "berços" a Grécia, a China ou as Filipinas. Alguns ioiôs antigos foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro ao invés dos discos. Nas Filipinas, os nativos utilizavam o ioiô como arma e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros. O ioiô,como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".

Espero que tenham gostado. Enviem mais "lembranças"!
Até mais

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AVISOS PEDAGOGIA

Atenção pessoal!
Não esqueçam de levar na 2ª feira o Livro da Vida e entregar para a professora Fernanda.
Também não esqueçam de providenciar e levar o brinquedo até 3ª feira.

A Camila também pediu para avisar que quem ajudar na organização do evento ganhará 20 h de PAC.
Até mais.

Eduardo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PEDAGOGIA COMUNICA

Olá pessoal.
Depois de uma breve ausência, estamos de volta com notícias importantes para os alunos da 2ª série de pegagogia.
Por isso, estou postando, na íntegra, a proposta do Projeto Pedagogia Comunica, divulgado na sala de aula pela professora Fernanda.
sei que muita gente não estava presente ou não ouviu , então, leia o texto abaixo e, mãos à obra.
Até mais.


Projeto de Atividade Complementar vinculado aos cursos de Pedagogia e Comunicação Social

Pedagogia Comunica

Camila Beltrão Medina
Prof.ª Amanda Zarzur B. Marcondes


Justificativa

Estamos vivendo em uma sociedade marcada pela revolução digital e por uma nova etapa caracterizada pela forte presença do conhecimento e da informação.
Numa época de globalização generalizada, um dos setores no qual este fenômeno é mais evidente, é justamente o da informação.
O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação. Informação sem ser comunicada desaparece, precisa ser recriada. Sendo assim, os conceitos de informação e comunicação estão interligados.
A Informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental no que diz respeito à sociedade, além de proporcionar o incentivo a demais atividades, como a pesquisa, que pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento e da informação.
Envolver-se com a pesquisa é fundamental para a construção do conhecimento e consequentemente para a transmissão da informação. Mais do que isso, a prática da pesquisa em educação, poderá tornar-se um instrumento útil e necessário para contribuir com a transformação das pessoas e tornar mais crítica, feliz, igualitária e justa a vida na sociedade como um todo.


Objetivo geral

 Promover a integração entre os cursos de Pedagogia e Comunicação Social;


 Compreender princípios teóricos sobre os temas pedagógicos que serão abordados;


Objetivo específico

 Despertar nos alunos o interesse pela produção escrita;

 Promover a circulação da informação, no que diz respeito a assuntos da área educacional;

 Incentivar a pesquisa na produção de textos visando suas publicações;

 Reconhecer a importância da informação na sociedade atual;

 Vivenciar a experiência de trabalhar em equipe;

 Propiciar a divulgação dos textos elaborados pelos alunos do curso de Pedagogia com auxílio dos estudantes do curso de Comunicação Social;

Estratégia de Trabalho

1. Os alunos do curso de Pedagogia (3º. e 4º. Semestres) deverão ser divididos em equipes com até três componentes;
1.1 Os alunos do curso de Pedagogia (1º. e 2º. Semestres) deverão ser divididos em equipes com até três componentes

2. Cada equipe deverá escolher um tema educacional, que será publicado mensalmente num informativo ou num blog “Pedagogia Comunica”, podendo ser no formato de artigo, reportagem ou entrevista, por exemplo;

Os Temas para 3º e 4º semestres:
• Sala de aula: Espaço de articular saberes
• A relação professor aluno e o processo de ensino aprendizagem;
• O ensino de nove anos;
• Paulo Freire: o grande educador brasileiro e a busca por um ensino democrático;
• O EJA na contemporaneidade;
• O processo de inclusão do aluno surdo nas escolas de Taubaté;
• Libras: conceituação e estrutura;
• O computador e o ensino da matemática;
• Os benefícios do jogo no trabalho com os conceitos matemáticos;
• A resolução de problemas na construção de conceitos matemáticos;
• Psicogênese da Língua Escrita;
• A revisão de textos no 4º e 5º ano do ensino fundamental;
• A intervenção do professor no processo de construção da escrita;
• Novas perspectivas do ensino da Língua Portuguesa: a produção textual
• Novas perspectivas do ensino da língua Portuguesa: linguagem oral e escrita

2.2. Os Temas para 1º e 2º semestres
• Skinner e a educação;
• Rogers e a educação;
• Freud e a educação;
• Identidade e formação de professores: um trabalho com histórias de vidas;
• O professor na sociedade digital;
• A progressão automática: prós e contras;
• Avaliação: o que e para que;
• O que é filosofia da educação;
• Alienação, ideologia e educação;
• Rousseau e a educação;
• Kant e a educação;
• Pestalozzi e a educação;
• A importância do Movimento Escola Nova para a educação brasileira;
• Pós-modernismo e a educação;
• O papel da escola no contexto de inclusão;
• A educação especial no município de Taubaté;
• O papel do professor em relação à Língua Brasileira de Sinais;
• A atuação do professor voltada para a inclusão

3. Após a supervisão da produção escrita, a informação será entregue aos alunos do curso de Comunicação Social que ficarão responsáveis pela sua divulgação;

A participação e o empenho dos alunos resultarão em horas de Atividade Complementar;

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados no decorrer do projeto.

Referências Bibliográficas

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1975
MORIN, Edgar. As duas globalizações: complexidade e comunicação – uma pedagogia do presente. São Paulo, Sulina: 2002

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Psicologia da Educação


Olá para todos(as).
Após a aula de ontem, achei conveniente postar um pequeno trecho de artigo publicado no site da revista escola, sobre a psicologia da educação. Este tema, me parece de suma importância como meio de aproximação ao universo complexo da criança, e de todas as implicações ao seu pleno desenvolvimento.



Édouard Claparède - Um pioneiro da psicologia infantil

Édouard Claparède cientista suíço defendia a necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na criança um interesse ativo pelo conhecimento.

Márcio Ferrari


Foto: acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil

Na história da educação, o nome do psicólogo suíço Édouard Claparède (1873-1940) se encontra num ponto de confluência de várias correntes de pensamento. Em sua formação, ele absorveu influências tanto da filosofia como da ciência da época. E sua obra favoreceu o desenvolvimento de duas das mais importantes linhas educacionais do século 20, a Escola Nova, cuja representante mais conhecida foi Maria Montessori (1870-1952), e o cognitivismo de Jean Piaget (1896-1980), que foi seu discípulo.
Muitos pensadores antes de Claparède pregaram a importância de, na prática pedagógica, se levar em conta os processos mentais e a evolução das crianças, mas o faziam de um ponto de vista eminentemente intuitivo. Claparède, ao contrário, tinha formação em medicina e pretendeu construir uma teoria científica da infância.

Adequação ao ambiente

Claparède defendia uma abordagem funcionalista da psicologia, pela qual o ser humano é, acima de tudo, um organismo que "funciona". Os fenômenos psicológicos, para ele, deviam ser abordados "do ponto de vista do papel que exercem na vida, do seu lugar no padrão geral de comportamento num determinado momento". Com base nisso, o pensamento é tido como uma atividade biológica a serviço do organismo humano, que é acionado diante de situações com as quais não se pode lidar por meio de comportamento reflexo. "Claparède defendia o estudo dos processos psicológicos como funções de adaptação ao ambiente", afirma Regina Campos.
Esse raciocínio levou Claparède a formular a lei da necessidade e do interesse, ou princípio funcional, que o tornou conhecido. Segundo ela, toda atividade desenvolvida pela criança é sempre suscitada por uma necessidade a ser satisfeita e pela qual ela está disposta a mobilizar energias. "O interesse é considerado a tradução psicológica da necessidade do sujeito", explica Regina Campos. Cabe então ao professor colocar o aluno na situação adequada para que seu interesse seja despertado e permitir que ele adquira o conhecimento que vá ao encontro do que procura.

"É a necessidade que põe em movimento os indivíduos, animais e homens e que faz vibrar os estímulos interiores para suas atividades", escreveu Claparède. "É isso que se pode notar em todo lugar e sempre, exceto, é verdade, nas escolas, porque estas estão fora da vida."

Para pensar
Com sua abordagem funcionalista, Claparède foi um dos primeiros cientistas a chegar a uma conclusão a que outros pensadores, de diferentes escolas, também chegaram: o que diferencia o ser humano dos outros animais é a capacidade de transformar a natureza (e os ambientes que o cercam em geral). "É isso que produz cultura", diz a psicóloga Regina Helena de Freitas Campos, professora de psicologia da educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Portanto, é preciso promover atividade na escola para que as crianças construam seu acesso ao aprendizado. Você, professor, costuma ter isso em mente? Você tem o hábito de observar que tipo de atividade faz com que seus alunos transformem necessidade em interesse? E costuma dar condições para que eles possam satisfazer a curiosidade?

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Comenius - O pai da Didática



O filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança.

Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Também acreditamos que o direito de todas as pessoas absolutamente todas à educação é um princípio que só surgiu há algumas dezenas de anos. De fato, essas idéias se consagraram apenas no século 20, e assim mesmo não em todos os lugares do mundo. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação.

A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. Comênio chama sua didática de magna porque ele não queria uma obra restrita, localizada,ela tinha de ser grande, como o mundo que estava sendo descoberto naquele momento.
No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades.


Gravura do próprio Comênio para um
de seus livros de texto: aprender brincando.
Foto: HULTON ARCHIVE/Getty Images



Biografia


O nome Comênio é o aportuguesamento da assinatura latina (Comenius) de Jan Amos Komensky, nascido em 1592 em Nivnice, Morávia (então domínio dos Habsburgos, hoje República Tcheca). O pensador Comênio foi filho único de um casal de membros do grupo protestante Irmãos Boêmios. Na Universidade de Heidelberg (Alemanha), se entusiasmou com as idéias de filósofos que criavam uma concepção de ciência baseada no empirismo. Seguiu carreira religiosa e teve de fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais. Essas idéias seduziram pensadores da Inglaterra, que o convidaram a trabalhar no país, mas o projeto foi abortado pela eclosão da Guerra Civil Inglesa, em 1642. Tentativas de reforma escolar a pedido dos governos da Suécia e da Hungria acabaram fracassando em parte por causa da insistência do pensador em divulgar sua "pansofia", sem sucesso e ele voltou para a Polônia. Comênio teve novamente de fugir de uma guerra civil e estabeleceu-se em Amsterdã, onde permaneceu até morrer, em 1670. Por essa época, seus livros de texto ilustrados para o aprendizado de línguas e ciências tinham se tornado uma bem-sucedida novidade nas escolas da Europa.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/pai-didatica-moderna-423273.shtml

Para saber mais, copie e cole o link acima no seu navegador.

21ª BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO



VISITAÇÃO À 21ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
DIA 22/08/2010 (DOMINGO)
PREÇO: R$ 27,00 (VINTE E SETE REAIS)
OBS: OS(AS) INTERESSADOS(AS) DEVEM PROCURAR A AMANDA PARA INFORMAÇÕES E PAGAMENTO.




A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período.

Um local de bons negócios! Atrai jornalistas, empresários e escritores do mundo inteiro e com ótima visibilidade na mídia.

Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Algumas atividades estão previstas para personalizar ainda mais a programação, durante os 11 dias do evento.

Os números iniciais já permitem antever que a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo será um marco na história das Bienais. Alguns deles:

Pavilhão com área de 60 mil m²
- Teto com novo isolamento
- Melhorias na iluminação
- Piso totalmente nivelado
- Banheiros reformados
- Sistema do estacionamento eletrônico, entre outras

350 expositores nacionais e estrangeiros, representando mais de 900 selos editoriais
Público esperado acima de 700 mil pessoas
Visitação escolar programada para receber mais de 180 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio


21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data e Horário:
Dia 12 de Agosto: das 10h às 22h
- Exclusivo para os profissionais do setor literário

Dia 13 de Agosto: das 10h às 22h PROMOÇÃO ESPECIAL!*
- Público em geral

Dias 13 a 21 de Agosto: das 10h às 22h
- Público em geral

Dia 22 de Agosto: das 10h às 20h, com entrada só até às 18h
- Público em geral

*PROMOÇÃO ESPECIAL! Entrada gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito.
Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado.

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo, SP

Ingressos: vendas apenas na bilheteria da Bienal do Livro de São Paulo
Entrada inteira – R$ 10,00
Meia-entrada – R$ 5,00**

**Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos, acima de 60 anos, não pagam ingresso apresentando carteira de identidade para comprovação.

Menores de 12 anos não pagam.

Foto e filmagem:
Fotos e/ou filmagem de estandes e/ou produtos só podem ser feitas com expressa autorização do Expositor.

ATENÇÃO: Ao participar da Bienal Internacional do Livro, VISITANTES e EXPOSITORES estão cientes e concordam que fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do setor e do evento.

* Fonte: www.bienaldolivrosp.com.br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Calendário de Provas

Olá meninas e meninos, Bom dia!
Ontem, fomos informados pela coordenadora Odete, sobre o calendário de provas para o segundo bimestre.
Para quem perdeu a informação, aqui vão as datas e as respectivas disciplinas:
Dia 07/06 - Segunda-feira - Educação e Diversidade - Profª fernanda
Dia 08/06 - Terça-feira - Estrutura e Organização Escolar - Prof. Wanderlan
Dia 09/06 - Quarta-feira - Leitura e Produção de Texto - Profª Silvia
Dia 10/06 Quinta-feira - Tecnologias Aplicadas à Educação - Profª Marinês e
DPP - Profª Patrícia

AS MATÉRIAS DE PROVAS, ESTÃO SENDO PASSADAS PELOS PROFESSORES. CONSULTÁ-LOS EM CASO DE DÚVIDAS!


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Consultem o e-mail da sala.
Lá vocês encontrarão os modelos para compor os relatórios de Atividades Complementares e os endereços de contato com a Professora Marisa.

Valeu.
Até mais.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Objetos para o Relatório de Atividade Complementar

Objetos para o Relatório de Atividade Complementar


Olá, bom dia para todas(os).
Primeiramente quero manifestar aqui, meu contentamento com a viagem de ontem à SP. Apesar de pequenos contratempos (nada anormal), correu tudo muito bem. Pudemos agregar um pouco mais de conhecimento ao nosso “curriculum”, nos conhecer um pouco melhor e darmos boas risadas com as situações da viagem. Enfim, foi um dia muito proveitoso. Concordam?
Bem, estou postando alguns elementos relacionados com as visitadas de ontem (domingo), esperando que esse material ajude na elaboração do relatório que deveremos entregar no fim do mês. Não se trata de uma edição pessoal, são informações dos próprios sites da Pinacoteca e do Museu da Língua Portuguesa.
Aproveitem também para relembrar.



Pinacoteca do Estado de São Paulo

Estação Pinacoteca

A instalação Per gli ucelli, de Vera Chaves Barcellos , faz parte do Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, é composta por 384 lâmpadas brancas e amarelas que acendem e apagam em ritmo alternado, 2500 taças de vidro, artesanalmente modificadas, e por uma base de vidro em formato octogonal.

A exposição Portinari na Coleção Castro Maya apresenta cerca de 60 obras do pintor Candido Portinari, um dos maiores nomes da arte brasileira no século 20 e evidencia a relação de amizade entre ambos. Com curadoria de Anna Paola Baptista.

Exposição François Auguste Biard: o indígena e o olhar romântico, conta com cerca de 50 obras, entre pinturas, aquarelas e desenhos, realizadas entre 1820 e 1860, por François Biard (Lyon, 1798 – Les Plâteries, 1882) e por outros artistas viajantes.. A mostra também exibe gravuras de outros artistas e cientistas viajantes que documentaram os indígenas brasileiros pouco antes de Biard, como Jean-Baptiste Debret. Johann Moritz Rugendas, Maximilian zu Wied-Neuwied e Carl Von Martius.

A exposição Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, localizada no segundo andar do museu, foi especialmente elaborada para visitantes com deficiências visuais. É um projeto pioneiro realizado pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado em parceria com o Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acervo do museu nos últimos cinco anos.

Parque da Luz abriga atualmente, cerca de 50 esculturas abertas à visitação pública. Uma seção importante do acervo da Pinacoteca do Estado, com obras de artistas como Lasar Segall, Victor Brecheret, Leon Ferrari, Amílcar de Castro, José Resende, Marcelo Nietsche e muitos outros.

Para visitar e relembrar:
http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?mn=100&c=exposicoes&mod=&pg=2





Museu da Língua Portuguesa

O que falar desse museu..... Incrível! Fantástico! Extraordinário! Tudo de bom!
Como creio que nem todo mundo fez roteiro idêntico e teve as mesmas impressões, sugiro que revejam algumas imagens do museu apara organizar seu relatório, afinal, foram muitas informações e sensações ao longo da visita, que impossibilitam um parecer genérico.
Visitem o link abaixo:
http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/conheca_o_museu/atividades.htmle depois:
Confira a apresentação multimídia do
Museu da Língua Portuguesa.

Versão Português
Versão Inglês
Em seguida, clique na aba Projeto e, pronto! Comece a visitar por andar, e refaça seu roteiro.
Com certeza, vocês viram muito mais que isso. Mas como citei, são apenas alguns elementos de ajuda.
Espero que tenha sido útil.
Até mais.

sábado, 15 de maio de 2010

As origens da pedagogia

exta-feira, 14 de maio de 2010
As origens da Pedagogia.



Escola de Atenas

Olá para todas(os)!
Hojé, até mesmo por uma questão cronológica, estou postando um texto extraído do wikipedia, sobre as origens da pedagogia. Vale até como uma pequena introdução à estudos mais aprofundados sobre a história da educação ao longo do tempo. Falando nisso, postei também o link de um site muito interessante, que tem vasto material sobre o tema.


A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, proveniente de paidós (criança) e agogé (condução). No decorrer da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma identidade e uma problemática próprias. A história levou séculos para conferir o status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia, designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa Ocidental.
Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia


Parta saber mais:

www.pedagogia.com.br/historia.php
Postado por Eduardo Boné às 06:47 0 comentários
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Sinal dos Tempos


Postado por Eduardo Boné às 16:14 0 comentários
1º Post


Olá meninas e meninos!
Hoje, estamos inaugurando este "singelo" BLOG, com a intenção de fazer deste espaço, um lugar comum para podermos tirar nossas dúvidas, pesquisar, procurar orientação, comentar as aulas e sobre as ATPSs, postar nossa fotos juntos, vídeos interessantes, divulgar oportunidades, etc, etc.etc....
Por isso, conto com a ajuda de todas(os) vocês, para fazermos do Pedagogia 1, um sucesso.
Como citei, este será nosso espaço. Então, comecem a desengavetar suas ideias (sem acento) e a rascunhar novas, porque na segunda-feira, pretendo explicar o que imaginei, para tirar o melhor proveito do Blog. Mas conto com a ajuda de todas(os).
Então, até lá.

Eduardo